Livro (José Luís Peixoto - 2010)

Já não registava aqui nada há muito tempo mas consegui ler um livro em 3 dias com preparativos e festejos de Natal à mistura. Quando se lê um livro inteiro num panorama destes das duas uma: ou não se gosta da época de Natal e se ignora todas as solicitações ou, o livro é mesmo bom. Eu adoro o Natal e vim aqui de propósito à meia a noite e meia só para me certificar que este livro ficava aqui registado.

O livro "Livro" está brutal, não só pelas histórias que se entrelaçam como, também, pelos pequenos detalhes que vão surgindo ao longo da narrativa e nos remetem para outras histórias. Acaba por não ser só um livro mas sim dois. E se o primeiro já me deixou rendida, o segundo dá um toque de complexidade e confusão que o tornam mesmo bom.

Gostei, entre outras, desta passagem

"O Ilídio sabia que aquele homem era pai da sua mãe e tinha-lhe medo. Os outros rapazes riam-se, contavam episódios, o Ilídio até podia rir também, podia escutá-los e fingir, mas tinha medo. Era escuro e morrente esse medo, tinha-lhe sido transmitido pela mãe. Ele não sabia que a mãe lhe tinha pegado o medo, a mãe também não, nem sabia sequer que o medo se pode pegar pelos olhos. Ela pensava que as imagens que recordava estavam fechadas dentro dela, parecia-lhe que ela própria era como uma casa fechada, onde aquelas imagens se repetiam sempre."
C.
   Image result for livro luis peixoto

Comentários